De repente e de forma bastante inesperada, organizações em todo o mundo tiveram que permitir sua força de trabalho operar remotamente. À medida que os departamentos de TI configuravam e implantaram dispositivos, infraestrutura e software para seus usuários executarem remotamente, eles abriram caminho para a mentalidade de “trabalhar em qualquer lugar” que prevalece hoje.
Adotando a mentalidade de “trabalhar em qualquer lugar”
A mentalidade de “trabalhar em qualquer lugar” (também conhecida como “home office” ou “trabalho remoto”) é definida como as organizações mudando sua perspectiva para tratar da mesma forma os funcionários remotos e locais, independentemente de onde eles trabalham. Este espírito promove a ideia de trabalho remoto e híbrido e é agora considerado essencial para qualquer negócio moderno.
Oferece aos funcionários e às organizações maior flexibilidade e tornou-se um requisito esperado, não apenas um privilégio. Além disso, consolidou-se como uma vantagem competitiva para atrair e reter os melhores talentos.
A maioria dos tomadores de decisão de TI (ITDMs) (86%) concorda que todas as organizações deveriam estar adotando essa abordagem e 96% relatam que sua organização está buscando fazê-lo. No entanto, apenas 14% relatam que sua organização adotou hoje a mentalidade de “trabalhar em qualquer lugar”.
Embora a crença neste espírito seja forte, mais de nove em cada dez (95%) ITDMs têm reservas quando vem para apoiá-lo. 50% dos entrevistados estão preocupados em manter a organização segura.
49% dos entrevistados relatam que ser capaz de fornecer suporte de TI proativo e remoto é uma preocupação para eles.
Embora a segurança sempre seja uma preocupação importante, está claro que ser capaz de fornecer a experiência desejada ao usuário final é fundamental para a competitividade de uma organização. Portanto, entregar tudo de forma segura e consistente é crucial.
Além disso, as organizações também precisam considerar que o trabalho híbrido tem conotações diferentes para os ITDMs.
Definindo trabalho híbrido
Embora muitos vejam o trabalho híbrido como um conceito flexível, alguns ITDMs acreditam que, embora sua organização permita que os funcionários trabalhem em casa quando necessário, a expectativa é que eles passem a maior parte do tempo no escritório.
Embora os ITDMs possam não concordar com uma definição de trabalho híbrido, é claro que pretendem adotar a sua versão. A maioria (74%) das empresas está em processo de implementação deste modelo, sendo que 21% já o fizeram. Para apoiar esta adoção, as organizações estão recorrendo a tecnologias inteligentes e ágeis.
Qual definição se alinha mais de perto com a compreensão dos ITDMs sobre o termo trabalho híbrido?
42% afirmam que “o trabalho híbrido abrange a possibilidade de os funcionários trabalharem em qualquer local que lhes seja conveniente, seja no escritório, em casa ou em outro espaço de trabalho”;
38% afirmam “O trabalho híbrido é o equilíbrio entre os funcionários que trabalham no escritório e em casa”;
18% dizem “Trabalho híbrido é quando uma organização permite que os funcionários trabalhem em casa quando precisam, mas na maioria das vezes os funcionários estão no escritório.
Capacitando a força de trabalho por meio da tecnologia
A tecnologia está há muito tempo no centro de qualquer organização moderna, mas a sua importância foi verdadeiramente ampliada com a mudança para “trabalhar a partir de qualquer lugar”. Agora é essencial que as organizações tenham tecnologias como a nuvem, dispositivos inteligentes e ferramentas de colaboração.
A tecnologia certa permite a colaboração e a inovação em qualquer lugar, como e quando as organizações precisarem.
Quase todas (98%) as organizações investiram em tecnologia no último ano, com a maioria (57%) dos investimentos alocados na nuvem. Esta tendência deverá continuar, com a mesma proporção (98%) a procurar investir em tecnologia nos próximos 12 meses para apoiar o trabalho híbrido, e a nuvem ainda no topo da lista de investimentos a nível mundial (55%).
É interessante notar que nos próximos 12 meses, serão aqueles que não trabalham atualmente para um modelo híbrido que investirão mais na nuvem (trabalhando para um modelo híbrido: 55% versus não trabalhando para um modelo híbrido: 60%), destacando que estas tecnologias não estão reservadas apenas para quem trabalha num modelo híbrido. É claro que os benefícios das tecnologias de nuvem podem ser sentidos em toda a organização, independentemente de como funcionam.
À medida que as organizações continuam a abraçar a tecnologia e a mentalidade de “trabalhar em qualquer lugar”, torna-se mais evidente quantos benefícios as organizações poderiam obter se adotassem esse espírito a longo prazo.
Os benefícios do trabalho híbrido
Aqueles que já trabalham no modelo híbrido têm maior probabilidade de relatar aumentos em áreas como satisfação e bem-estar dos funcionários, produtividade e melhoria de eficiência.
O aumento da satisfação e do bem-estar dos colaboradores pode ser atribuído ao fato de, para muitos colaboradores, esta forma de trabalhar proporcionar a flexibilidade necessária para poder adaptar o trabalho à sua vida. Um ITDM do setor de serviços financeiros e seguros disse: “Ao trabalhar remotamente, tenho acesso ao trabalho quando me sinto confortável, sem o incômodo me sobrecarregar em um determinado momento. Além disso, ajuda a escapar das cansativas viagens de ida e volta para o meu escritório e para casa, economizando assim uma quantidade significativa de energia.”
Na verdade, atualmente, 52% dos ITDMs passam metade ou mais do seu tempo trabalhando remotamente, enquanto 63% gostariam de trabalhar dessa forma num mundo ideal.
Benefícios de mudar para um modelo de trabalho híbrido
Além disso, a ideia de regressar a um local de trabalho físico é uma preocupação para a grande maioria (89%) dos ITDMs inquiridos.
Permanecer seguro é a principal preocupação de 46% dos ITDMs. Outras preocupações incluem o tempo de viagem (42%) e ter menos tempo para ficar com a família (38%).
Preocupações pessoais dos ITDMs quando pensam em voltar para um local físico de trabalho
Trabalhar em qualquer lugar veio para ficar
Com as organizações preparadas para colher os benefícios que o trabalho a partir de qualquer lugar lhes pode trazer, é essencial que as organizações continuem neste caminho e implementem soluções permanentes para o que antes era considerado uma situação temporária.
Ao enfrentar este desafio de frente, as organizações podem capacitar a sua força de trabalho e aumentar o moral, a produtividade e a eficiência dos funcionários. Além disso, as organizações podem aproveitar um conjunto de talentos anteriormente indisponíveis. A remoção das fronteiras físicas abre mais possibilidades de recrutamento de talentos de todo o mundo, nivelando, em última análise, o campo de atuação. Enquanto isso, os funcionários ganham mais opções, selecionando os empregadores de sua preferência, e não com base na localização.
Ao continuarem a adotar as tecnologias certas, as organizações podem avançar na sua jornada híbrida e remota, ao mesmo tempo que confiam que terão tudo o que precisam para que seus modelos de trabalho flexíveis tenham sucesso.
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