Para ajudá-lo no processo de gestão e modernização, vamos enumerar neste post as três principais tendências para transformação digital em 2018!
Os gestores de empresas, independentemente do porte ou do segmento em que atuam, enfrentam diariamente os mais diversos desafios. Em momentos de crise econômica e redução de margens, como o atual, a própria sobrevivência da organização se transforma em um obstáculo que precisa ser contornado de forma prática e objetiva.
Afinal, é preciso manter a estrutura em funcionamento, ao mesmo tempo em que se molda às exigências do mercado e do público consumidor.
Neste contexto, a transformação digital é vista como uma aliada, uma vez que proporciona subsídios para que a empresa se mantenha antenada, competitiva e voltada para o crescimento.
Para ajudá-lo no processo de gestão e modernização, vamos enumerar neste post as três principais tendências para a transformação digital em 2018. Boa leitura!
As tendências da transformação digital em 2018
Inicialmente, é importante definir o conceito de transformação digital. Trata-se de um processo contínuo, adotado pelas organizações ao lançar mão de soluções de inovação e tecnologia na modernização dos procedimentos internos.
Dentre os objetivos desse processo, estão a melhoria do desempenho global, a ampliação do alcance de seus produtos e serviços e a busca por resultados mais expressivos. Confira as tendências mais relevantes nesse sentido para o próximo ano:
1. A análise de dados como ferramenta para decisões estratégicas
O uso do processamento de dados e o uso das informações geradas nesse processo não é uma novidade para as empresas, elas sempre foram vitais para diversas decisões estratégicas. Porém, a realidade mostra que temos um aperfeiçoamento no tratamento desses dados e um refinamento cada vez maior das informações.
Como tendência a partir de 2018, temos o aumento significativo do volume de dados, sendo utilizados como recurso estratégico. A tecnologia do Big Data e as ferramentas de análise (analytics) vem com o potencial de extrair informações relacionadas às tendências de consumo, comportamento do consumidor e muitas outras que serão responsáveis por definir o futuro das empresas.
O processamento de grandes volumes de dados e seu uso analítico serão encarregados de converter em informações precisas e confiáveis, de forma a direcionar grandes projetos das empresas. Algumas importantes ferramentas de dados atendem a nichos especializados e permitem até que usuários menos técnicos façam várias previsões a partir dos dados comerciais diários.
2. Os dispositivos móveis e a era digital
O conceito e as aplicações de mobilidade já ocupam espaço de destaque no mercado de tecnologia. Então, por que incluímos esse item como uma das tendências da transformação digital em 2018?
A resposta é simples, os dispositivos móveis são os responsáveis pela alta conectividade que vivemos atualmente. Eles ainda contribuem de forma direta pela grande transformação no poder de decisão dos consumidores e as novas tendências de consumo.
Na prática, o mercado mobile vai muito além do ano de 2018, as empresas precisam concentrar seus esforços na criação de soluções e conteúdos criados especificamente para o formato de smartphones e tablets.
Não é à toa que o Google, nos últimos anos, tem mudado seus algoritmos em relação aos resultados das buscas, dando prioridade aos sites no formato mobile. Investir em tecnologia mobile deixa de ser apenas uma tendência e se torna questão de sobrevivência das empresas.
3. A influência da inteligência artificial
O uso da inteligência artificial será cada vez mais forte e influente para empresas e na vida dos consumidores. Nos processos produtivos, a chamada IA será responsável pelo aperfeiçoamento da automação, transformando cada vez mais o relacionamento homem-máquina.
Para os consumidores, a inteligência artificial será responsável pelas mudanças em relação ao atendimento, suporte e em diferentes tipos de decisão. O uso de Bots, por exemplo, será cada vez mais comum nos atendimentos via chat e telefônico.
Ainda teremos mudanças em relação ao mercado de trabalho, a inteligência artificial será responsável pela forte substituição de mão de obra humana por máquinas com forte poder de decisão.
Por fim, a inteligência artificial estará sempre associada a outras tecnologias, que fazem parte da transformação digital no qual estamos passando já em 2018 e nos próximos anos. Para as empresas o caminho natural será investimentos em inovação, capacitação e capital humano cada vez mais especializado.
Neste post, apresentamos algumas das tendências da transformação digital em 2018. Quer saber mais? Então, faça o download gratuito do ebook que preparamos especialmente sobre este tema!
Fale com um de nossos especialistas e descubra como a Campello pode ajudar a sua empresa nesta nova era.