Não é de hoje que existe uma demanda crescente por hardware, capacidade de processamento, memória e rapidez na busca por resultados. Embora alguns registros já contabilizem mais de 50 anos para o aparecimento dos primeiros data centers, eles surgiram de forma mais efetiva na década de 90, com o objetivo principal de centralizar em um único ambiente físico toda a necessidade computacional, seja para servidores de Internet, banco de dados e outros. O gargalo que muitas empresas começam a enfrentar é a necessidade de manter uma infraestrutura que atenda toda esta demanda. É aí que entra a hiperconvergência. Esta solução que combina armazenamento, computação e rede em um único sistema a fim de melhorar a escalabilidade desta estrutura.
A relação entre infraestrutura hiperconvergente e a nuvem
E como fazer tudo isso?
Uma opção cada vez mais utilizada pelos clientes são as soluções em cloud, onde tudo é entregue como um serviço. Os centros de dados em nuvem se movem para um ambiente onde os clientes não enxergam mais os servidores e os aplicativos são executados pelo mecanismo de controle e podem mudar de zonas ou regiões, sem que o usuário perceba qualquer coisa. E os clientes são mais exigentes, pois demandam maior capacidade computacional para armazenar dados.
Quem ganha com esta tendência são os provedores de cloud computing, pois o faturamento do segmento tinha recuado 9,6% em 2015, cresceu 5,6% em 2016 e fechou com aumento de 19,6% em 2017, de acordo com o Gartner. A explicação é que as empresas estão evitando gastar com a compra de servidores, manutenção e atualizações de equipamentos de infraestrutura. Dessa forma, colocar os dados na nuvem é uma alternativa para reduzir custos rapidamente.
A pandemia de COVID-19 também desempenhou um papel no aumento da adoção de infraestrutura hiperconvergente baseada em nuvem. De acordo com um relatório da IDG Research, 32% das organizações aumentaram o uso de nuvens públicas em decorrência da pandemia, sendo que a infraestrutura hiperconvergente foram as ferramentas mais comumente usadas para migração para a nuvem.
Outra forma é a adoção de soluções integradas de Servidores, storage e sistemas de backup, tudo gerenciado por um Software de virtualização HCI. Empresas como a gigante mundial Dell Technologies, desenvolveram soluções integradas que possibilitam a escalabilidade sob demanda e um menor esforço de gerenciamento.
Baseado em um único sistema de infraestrutura hiperconvergente, pré-formatado de fábrica, é possível estender de forma fácil e rápido um ambiente com alta capacidade de processamento de dados e armazenamento. Com tecnologia capaz de gerenciar por meio de interface intuitivas e seguras, você também poderá automatizar boa parte das tarefas repetitivas da gestão do seu ambiente. São soluções baseadas em sistema distribuído que consiste em elementos modulares comuns equipados com softwares de virtualização HCI, que permite que os clientes comecem aos poucos e cresçam, dimensionando a capacidade e o desempenho de forma fácil e não disruptiva de nós em um cluster. O dimensionamento de nó único e a expansão da capacidade de armazenamento oferecem uma abordagem simples, previsível e econômica do tipo “pague conforme crescer” para proporcionar crescimento futuro, conforme necessário. O software do sistema de HCI garante que as cargas de trabalho estejam sempre em funcionamento com o LCM (Intelligent Lifecycle Management, gerenciamento inteligente de ciclo de vida), que automatiza upgrades não disruptivos, patches, adições ou desativações de nós para garantir que a infraestrutura do sistema esteja em um estado continuamente validado. Combinado com relatórios detalhados de integridade usando aprendizado de máquina de infraestrutura a partir do gerenciamento de vários clusters de SaaS, nunca foi tão fácil manter a infraestrutura funcionando perfeitamente.
Recursos de TI usados com mais eficiência
Além de custos, a hiperconvergência usa uma abordagem de construção que permite expandir a estrutura adicionando recursos conforme necessário. Ela permite que os recursos de TI sejam usados com maior eficiência do que no modelo de data center tradicional, onde grandes atualizações de hardwares e substituições são necessárias a cada um ou dois anos.
Diferente de um data center tradicional, em que a proteção dos dados pode ser cara e complexa de ser implementada, em um ambiente hiperconvergente, o backup e a recuperação de desastres podem ser projetados para fazer parte da infraestrutura desde o início.
Devido às vantagens que proporciona aos negócios, a hiperconvergência representa uma tendência que deve ganhar força nos próximos anos. Para quem sofre com capacidade limitada do data center atual, é bom considerar esta tecnologia, pois ela consegue integrar as vantagens do armazenamento de dados no sistema de cloud com uma solução integrada que resulta em ganho de eficiência e redução de custos.
Quais desafios a hiperconvergência resolverá?
A transformação digital é essencial para o sucesso dos negócios e, com isso, a necessidade de respaldar a big data, a inteligência artificial e a nuvem híbrida, além de atender às crescentes demandas das cargas de trabalho tradicionais. A infraestrutura de TI atual sobrecarrega os data centers com matrizes lentas de componentes difíceis de gerenciar, o que os impede de acompanhar as demandas de rápida recuperação da empresa e da nuvem.
Ao centralizar os recursos e o gerenciamento, a HCI reduz custos, diminui a complexidade e alivia os encargos da equipe, enquanto aumenta o desempenho.
Qual é a vantagem da hiperconvergência?
A HCI oferece uma abstração mais profunda e maior automação e escalabilidade do que a infraestrutura convergente. A HCI simplifica a administração, fornecendo um único ponto de gerenciamento. A HCI é completamente integrada a todo o data center, eliminando a necessidade de servidores e armazenamento em rede separados e fornecendo infraestrutura sob demanda para cargas de trabalho centradas em dados.
Como posso aproveitar os benefícios da infraestrutura hiperconvergente?
A TI é continuamente encarregada de fazer mais com menos recursos. Além de cuidar da infraestrutura de TI atual, o departamento deve impulsionar novas iniciativas, como inteligência artificial, aprendizado de máquina (ML) e big data. Para empresas de grande e pequeno porte, o gerenciamento centralizado, a arquitetura escalável e a simplicidade semelhante à nuvem da hiperconvergência oferecem vários benefícios.
As vantagens da infraestrutura hiperconvergente
As vantagens ao migrar de uma infraestrutura obsoleta e complexa para a simplicidade da hiperconvergência são muitas, mas os principais motivos pelos quais as empresas fazem essa transição são redução de custos, otimização e consistência de desempenho, espaço físico menor do data center, maior eficiência e produtividade nas equipes de TI e ROI da infraestrutura maximizado.
➜ Custos mais baixos
A integração de componentes em uma plataforma reduz a área de armazenamento, o uso de energia, os custos de manutenção e o TCO. Os sistemas hiperconvergentes eliminam a necessidade de provisionamento em excesso para adequação ao crescimento e ajudam a permitir a escalabilidade dos data centers em pequenas etapas facilmente gerenciadas.
➜ Simplicidade e agilidade
Os sistemas hiperconvergentes podem ser implantados em uma fração do tempo da infraestrutura de TI tradicional. Não há necessidade de especialistas em TI para cada área de recursos. Além disso, a automação simplifica o gerenciamento, dando mais tempo para os funcionários e administradores se concentrarem nas iniciativas estratégicas.
➜ Desempenho
A hiperconvergência ajuda as empresas a implantar qualquer carga de trabalho e desfrutar de altos níveis de desempenho. Muitas empresas usam soluções hiperconvergentes para as cargas de trabalho mais intensivas, incluindo aplicativos corporativos e SQL Server.
➜ Escalabilidade flexível
A infraestrutura hiperconvergente oferece fácil escalabilidade. Recursos adicionais podem ser adicionados. Basta conectar um novo nó ao cluster. Além disso, com alguns sistemas hiperconvergentes, você pode escalar a computação e o armazenamento separadamente. Novos recursos são automaticamente identificados e integrados ao cluster.
➜ Suporte multicloud
A hiperconvergência simplifica consideravelmente os ambientes de nuvem híbrida e reduz o tempo e o custo da transição para uma nuvem híbrida. Também facilita a movimentação de dados e aplicações entre os servidores locais e a nuvem pública.
➜ Segurança e proteção de dados
A infraestrutura de TI local é mais segura do que as outras opções. A segurança é incorporada nos sistemas hiperconvergentes, com recursos que incluem unidades e ferramentas de criptografia automática que fornecem altos níveis de visibilidade. O backup e a recuperação de desastres também são incorporados.
Ficou alguma dúvida? Solicite contato de um de nossos consultores e saiba mais sobre esta solução!
A Campello Digital Transformation é especializada no assunto e tem uma equipe preparada para te apoiar nessa jornada.
E aí, pronto para começar? Fale conosco.