A gestão da inovação envolve a coordenação de um processo de transformação de uma empresa. Tudo começa a partir de um estágio inicial, com base em uma ideia até seu estágio final, onde temos a implementação bem-sucedida. Portanto, temos um ciclo que abrange decisões, atividades e práticas de concepção e implantação de uma estratégia de inovação.
A grande questão é entender o papel da TI neste processo de inovação, uma vez que a realidade mostra que a tecnologia vai muito além de oferecer às empresas recursos tecnológicos em um processo produtivo de produtos e serviços.
Em outras palavras, qual é a responsabilidade da tecnologia da informação nesse momento de Transformação Digital?
A Gestão de Inovação deve fazer parte dos negócios da empresa
Gartner avalia que a gestão de inovação deve fazer parte do DNA dos negócios da empresa. Ainda de acordo com a empresa de consultoria, através da tecnologia é possível impulsionar um processo ou cultura de inovação dentro de uma organização. E que, muitas vezes, as iniciativas de inovação utilizam um método disruptivo de mudança com capacidade para transformar os negócios.
Em plena Era Digital, as organizações encaram a necessidade de inovar cada vez mais e rapidamente. A inovação impulsiona o crescimento dos negócios e ajuda as organizações a se manterem competitivas diante de seus concorrentes.
Sendo assim, a gestão de inovação, com a ajuda da TI, gera novos modelos de negócios, produtos e serviços projetados para o mercado em constante mudança, com base em tecnologia de ponta, processos de negócio inteligentes e automatizados e com a infraestrutura tecnológica com suporte necessário à transformação.
O gerenciamento adequado da inovação também tem o foco em aumentar a satisfação do cliente, o engajamento dos funcionários e todo o apoio necessário à cadeia produtiva envolvendo fornecedores.
Os métodos de gestão aplicados a inovação
De uma maneira geral, a inovação pode ser aplicada através de três métodos: incremental, inovadora e disruptiva.
Na metodologia incremental
Através do método incremental as empresas estão em um ciclo contínuo de melhoria de seus produtos, serviços, processos ou métodos atuais de produção.
Na metodologia inovadora
Temos uma inovação revolucionária que se refere aos avanços tecnológicos que podem impulsionar o nível de qualidade de um produto ou serviço, dentro de uma categoria existente, à frente de seus concorrentes.
Na metodologia disruptiva
As inovações disruptivas são ideias que são capazes de mudar radicalmente o comportamento do mercado após serem implementadas.
Todos os métodos são considerados eficientes na busca pela transformação através da inovação. A escolha da melhor metodologia deve ser feita através da avaliação estratégica da organização, de acordo com as condições atuais e seu planejamento futuro em relação ao mercado e clientes.
O caminho certo para alcançar a gestão de inovação
Na prática, para que o processo de gestão da inovação seja bem-sucedido é essencial que ocorra o apoio por parte da empresa à uma cultura de inovação, incentivando os funcionários a gerar ideias inovadoras com base em tecnologia.
As organizações estão aproveitando a tecnologia colaborativa, como as redes sociais, para obter feedback, o que ajuda a gerar um fluxo constante de ideias, envolvendo as partes interessadas, dentro e fora da empresa.
Definimos 4 perguntas essenciais que através de suas respostas servem como um caminho certo para alcançar os objetivos de se criar e gerenciar uma estratégia de inovação.
- Como os executivos de TI estão criando uma cultura de inovação?
- Como a adoção de novas tecnologias leva à inovação?
- Como você resolve os desafios de negócios enquanto promove a inovação da TI?
- Como a inovação da TI leva à transformação dos negócios?
Uma estratégia de gestão de inovação é interpretada e desenvolvida com base no segmento de cada empresa, necessidades dos clientes e as metas de negócios, por isso as respostas para essas perguntas diferem de organização para organização.
Entretanto, apesar da diferença de segmentos e no tamanho das empresas, algumas características convergem na busca pelo melhor caminho para desenvolver uma estratégia de inovação efetiva, sustentável e contínua.
- O CIO tem um papel fundamental na coordenação do trabalho em equipe organizacional e isso significa garantir que cada membro do time tenha um papel na criação de um ambiente inovador;
- É preciso criar um ambiente ou sistema que conecta ideias a pessoas, as quais podem ajudar a moldá-las e melhorá-las e a tomadores de decisão, que podem agir sobre elas. O objetivo é evitar que as boas ideias ”morram”;
- A necessidade de substituir sistemas de TI legados por uma arquitetura e infraestrutura que possa suportar a agressiva estratégia de inovação e crescimento da empresa;
- A gestão de inovação pode melhorar os negócios por meio da tecnologia como um facilitador da transformação conduzida pelos negócios. É importante distinguir as mudanças que podem ser executadas a curto prazo e de forma facilitada e aquelas que requerem um desafio completamente novo a partir do zero com prazos maiores de implementação.
O grande passo para alcançar a gestão de inovação é redefinir o papel da missão da TI. Os times de tecnologia, muitas vezes, estão fora de sintonia com a missão da empresa, principalmente, quando surge o objetivo de se adaptar às transformações digitais atuais.
A computação em nuvem é um grande exemplo de como uma tecnologia pode ajudar a inovação. Considerada como um motor, a computação em nuvem pode liberar um departamento de TI para buscar melhorias que envolvam novas regras de negócio, assim como a automatização e robotização de processos produtivos.
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Até a próxima!
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