O ritmo da transformação digital está colocando cada vez mais pressão para que a área de finanças se adapte e diversas empresas estão começando a entender e a aproveitar as vantagens da robotização no setor financeiro. A robotização, ou RPA (Robotic Process Automation), automatiza o processamento de transações e a comunicação ao longo de diversos sistemas de tecnologia. Robôs executam processos recorrentes como se fossem humanos, mas com menos risco de erros e fadiga.
A robotização no setor financeiro utiliza softwares para realizar tarefas repetitivas e automatizar processos que envolvem grandes volumes de atividades manuais, incluindo entrada de dados e relatórios, como formalização de contratos e processos como procure-to-pay e order-to-cash, entregando mais velocidade, menos custos e maior precisão.
Além disso, essa automação também permite que a área financeira possa alocar as pessoas em funções mais estratégicas onde possam ajudar a empresa em tarefas mais nobres.
O “boom” da robotização no setor financeiro
Segundo o relatório Robotic Process Automation: Hear From a Peer, do Gartner, quase 90% das operações gerais com contas em organizações financeiras envolvem processos altamente automatizáveis.
Embora as ferramentas de RPA sejam programadas para seguir regras e lidar com dados estruturados, elas são capazes de usar interfaces e integrar o uso de sistemas como humanos, para realizar tarefas simples. Dentre as principais possibilidades para a robotização no setor financeiro estão:
- Robô Trader;
- Extração inteligente de dados (por exemplo, de documentos eletrônicos ou de transações);
- Transferência de dados entre sistemas;
- Verificação de informações de várias plataformas para identificar discrepâncias;
- Comparação de informações;
- Fechamento de contas;
- Bloqueio de cartão e outras operações ligadas à perda e roubo de cartões
- Revisão de relatórios.
- Pagamentos de despesas recorrentes (tributos fiscais, trabalhista e segurança do trabalho e etc.)
- Faturamento
Vantagens da RPA para o setor financeiro
De acordo com Leslie Willcocks, em entrevista para a McKinsey, o ROI é o maior benefício da RPA. Ele varia de 30% a 200% no primeiro ano. De fato, a redução de custos acaba compensando rapidamente o investimento na tecnologia de robotização que, de acordo com o professor da London School, é baixo. Normalmente, sequer é necessário acionar a TI, que costuma estar dedicada a projetos maiores, para construí-la e implementá-la.
Vantagens como agilidade e menor esforço da equipe se somam a outros benefícios. Vejamos os principais:
➜ Maior controle: questões como segurança da informação e privacidade são mais facilmente endereçadas em sistemas, por meio de controles de acesso e mecanismos de compliance.
➜ Escalabilidade: os softwares da RPA garantem escala rápida da operação sem perda de eficiência. Outro profissional não precisará ser treinado, por exemplo.
➜ Qualidade: como a RPA é programada de acordo com regras pré-definidas, o nível de qualidade se mantém o mesmo sempre.
➜ Qualificação profissional: os colaboradores ficam disponíveis para atender questões mais complexas, dando mais qualidade à força de trabalho.
➜ RPA é o ponto de partida para mais automação: por sua simplicidade e baixo custo, normalmente a RPA está no início da jornada da automatização de processos das organizações e leva a novos passos, como inteligência artificial e automação inteligente.
Desafios da RPA no setor financeiro
Apesar de proporcionar vantagens a um custo e esforço de desenvolvimento relativamente baixos, a adesão de empresas do setor financeiro à RPA esbarra em dificuldades, como:
- Persuadir a organização a adotar a automação: a tomada de decisão pode ser demorada e burocrática.
- Requisitos: certos processos podem ser mais difíceis do que parecem, contendo exceções para as quais a RPA não se aplica.
- Para obter todos os benefícios da automação, é preciso ir além da RPA e focar em tecnologias adicionais, como chatbots e outras aplicações de inteligência artificial, como machine learning. No limite, não ter uma estratégia digital que perpasse a organização, fazendo todos os projetos se conectarem, pode diminuir o valor gerado pela tecnologia.
- Certas soluções precisam ser customizadas: embora existam diferentes ofertas, desenhadas para diferentes aplicações, há certo nível de customização que precisa ser considerado ao adotar a tecnologia.
- Sustentação: alguns softwares RPA podem precisar de mais manutenção do que o esperado.
Em suma, a robotização no setor financeiro traz inúmeros benefícios, mas ainda que ela venha para facilitar, é preciso que as empresas estejam cientes de seus objetivos e infraestrutura para usufruir ao máximo de um novo recurso.
RPA no setor financeiro: O futuro está próximo
Além de vários benefícios, a RPA é a porta de entrada do universo da automação inteligente. Por isso, desenvolvê-la dentro de uma estratégia completa de é garantir resultados abrangentes, não isolados.
Logo a robotização no setor financeiro será uma realidade, embarcada nos sistemas usados cotidianamente na gestão do negócio. Como outras tecnologias, a RPA certamente irá se tornar uma commodity, deixando de ser um diferencial, e sim uma tecnologia que todas as empresas precisarão contar para garantir a sua sobrevivência, agilizando processos, reduzindo o tempo de ocupação com tarefas manuais, otimizando o trabalho da equipe, aumentando a produtividade e reduzindo erros.
E a relação com a mão de obra humana não será um problema. Segundo Juliana Trindade, Gerente de Projetos da Access Brasil, “como a robotização se aplica a todo tipo de empresa que executa grande quantidade de ações repetitivas – principalmente em operações de finanças e RH -, devemos considerar que esse profissional vai se tornar mais estratégico e primordial ao migrar da atuação estritamente operacional (atividades mecânicas) para uma atuação mais estratégica e gerencial que realmente aumente o valor agregado dos negócios que compõem o core business da empresa”.
E nós da Campello Inovação e Tecnologia podemos estruturar uma ferramenta de RPA completa para realizar a automação dos processos financeiros da sua empresa. Na prática, o robô conseguira automatizar quaisquer tarefas repetíveis e escaláveis, personalizado para os desafios e particularidades da sua empresa.
Se você busca uma solução tecnológica para lidar com a sobrecarga do setor financeiro, a Campello Digital Transformation pode te ajudar a tornar seus processos mais eficientes e seus colaboradores mais produtivos.
Conheça agora mesmo nosso portfólio e transforme o setor financeiro da sua empresa!
Saiba mais falando com um de nossos consultores.