De acordo com a empresa de consultoria Gartner, a hiperautomação será uma das tendências tecnológicas que marcará a próxima década. O conceito, que vai além de mecanizar as tarefas manuais repetitivas realizadas pelas pessoas, se refere à automação de qualquer processo empresarial utilizando uma combinação de RPA (Automação de Processos Robóticos) e outras tecnologias avançadas como Inteligência Artificial ou Machine Learning.
O conceito de hiperautomação vai muito além da simples automatização que alguns processos já proporcionam no mundo corporativo. E as consequências da sua adoção são, sem dúvidas, um salto em desenvolvimento tecnológico, produtividade, redução de custos e competitividade.
A hiperautomação consiste em ampliar a automação dos processos empresariais aplicando ferramentas de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML) ou aprendizagem automática, e Automação de Processos Robóticos (RPA). Praticamente permitem automatizar qualquer tarefa repetitiva e inclusive descobrir os processos que podem ser automatizados e criar bots que os executem.
Além disso, a hiperautomação é uma peça-chave na transformação digital ao eliminar a intervenção humana nos processos de baixo valor proporcionando ao mesmo tempo dados que oferecem um nível de inteligência empresarial que antes não estava disponível. Também pode se tornar um fator-chave na construção de organizações líquidas capazes de se adaptar rapidamente às mudanças.
Conheça um pouco das vantagens que a hiperautomação fornecerá
O objetivo da hiper automação é fazer com que diferentes tecnologias avançadas trabalhem combinadas para substituir a presença humana sempre que possível.
E a primeira vantagem da adoção da hiper automação é o aumento na velocidade dos processos. Essa agilidade adquirida significa crescimento da produtividade e da produção, enquanto os custos são reduzidos.
Outra redução significativa é a de ocorrência de falhas humanas. Após um certo tempo realizando tarefas repetitivas, o cérebro humano facilmente se dispersa, possibilitando erros involuntários por falta de atenção. Máquinas não se cansam ou se distraem, mantendo o desempenho durante toda a execução da tarefa.
Outra limitação humana em diversas atividades é o cansaço físico ou mental. Certas tarefas devem ser interrompidas periodicamente para que a pessoa se recomponha fisicamente. Mais uma vez, as máquinas podem manter a tarefa sem interrupções, além de serem capazes de realizar um número maior de atribuições no mesmo período.
Os elementos chave da hiperautomação
A hiperautomação não se baseia em uma única tecnologia, pois também inclui a integração de um conjunto das mesmas entre as quais cabe destacar:
➜ Robotic Process Automation
A automação de processos robóticos permite configurar um software que facilita o uso de robôs para a realização de processos estruturados e repetitivos em sistemas digitais.
➜ Machine Learning
Machine Learning é a tecnologia que, por meio de algoritmos, permite que os computadores aprendam a realizar tarefas complexas por si próprios sem necessidade da programação adicional feita por humanos.
➜ Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é uma tecnologia que tem como propósito a criação de máquinas capazes de tomar decisões e resolver problemas simulando o pensamento lógico humano.
➜ Big Data
O Big Data é o conjunto de tecnologias que permite armazenar, analisar e gerenciar as grandes quantidades de dados geradas pelos dispositivos com o objetivo de identificar padrões e criar soluções adequadas.
➜ Cobots
Os cobots são o maior expoente da robótica colaborativa, ou seja, aqueles robôs que compartilham as tarefas com os trabalhadores humanos e que estão revolucionando os processos produtivos.
➜ Chatbots
Os chatbots são sistemas baseados em IA, ML e Processamento de Linguagem Natural (PLN) capazes de manter uma conversa em tempo real com um interlocutor humano por texto ou voz.
Onde a hiperautomação pode ter impacto?
- Seguros
- Serviços Bancários
- Saúde
- Fabricação
- Setor Público
Novas tecnologias não param de surgir para ajudar as empresas, então é importante que o investimento na área seja o foco para os próximos anos, com intuito de alcançar empresas que já usam automação ou hiperautomação. Tenha uma equipe para te ajudar a construir o futuro do seu negócio, a Campello está sempre atenta às novidades do mercado para a sua empresa.
Quer saber mais sobre o assunto? Fale com um de nossos especialistas agora mesmo!