Como sempre ressaltamos aqui no blog da Campello, todas as áreas de atuação do mercado de trabalho estão de olho nas inovações tecnológicas. Com a área de operações logísticas não é diferente. O RPA para logística vem melhorando o setor cada vez mais.
A automação nessa área visa diminuir e até mesmo eliminar algumas despesas. Além disso, com ferramentas automatizadas, o RPA para logística tem como objetivo também tornar a cadeia de suprimentos menos complexa.
Somado a tudo isso, a automação logística tem como intuito:
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- Otimizar entregas;
- Oferecer prazos menores;
- Reduzir erros no processo;
- Garantir um alto retorno sobre os investimentos.
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Quer saber mais sobre o assunto RPA para logística, principais usos da RPA em transporte e logística e saber por que a automação para logística é necessária? Então siga conosco neste artigo.
Por que a automação para logística é necessária?
Que integrar a automação ao seu modelo de negócio é muita vantagem vocês já sabem. Mas conseguem enxergar a importância e necessidade do RPA para logística?
A automação para logística é necessária pelos seguintes motivos:
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- Redução de erros e retrabalho: Como os robôs são mais precisos nas suas atividades, seu trabalho tem menos índices de erros na cadeia operacional. Com menos erros a taxa de retrabalho também cai;
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- Aumento da agilidade: Com o número de erros reduzido, a equipe interna da empresa pode dar conta de outras demandas com mais rapidez. Como o processo logístico é uma cadeia, quando um processo é mais ágil, automaticamente, os outros ficam mais rápidos também;
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- Maior controle: O RPA para logística garante mais controle para a gestão através de monitoramento frequente e acompanhamento de todos os processos que ocorrem na empresa;
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- Redução de custos: A otimização adquirida com o RPA é essencial para evitar e eliminar custos desnecessários, principalmente aqueles relacionados a desperdícios.
Além de tudo isso, a automação para logística é necessária por conta dos benefícios, que incluem:
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- Segurança;
- Padronização de resultados;
- Previsibilidade;
- Competitividade.
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Principais usos da RPA em transporte e logística:
➜ Programação e rastreamento de remessas
A maioria das empresas de logística utiliza B2B ou portais da web para fornecer aos clientes visibilidade do estoque e informações de envio. O problema é que muitos desses portais não estão vinculados aos sistemas internos de gerenciamento de transporte que são usados para programar e rastrear as remessas. Isso leva à necessidade de lançamento manual de dados entre os sistemas, o que ocupa um tempo valioso e aumenta a possibilidade de erros.
Com a implementação da RPA, em vez de seus agentes de atendimento ao cliente lidarem com a transferência de informações de portais da web para sistemas internos e outros sistemas, o processo é tratado automaticamente. Seus agentes então liberados para lidar com questões mais importantes de atendimento ao cliente, enquanto a programação e o rastreamento de sua remessa são executados em segundo plano, de forma contínua e regular.
➜ Rastreamento de pedido e estoque
Para expandir seus negócios, muitos fornecedores terceirizados do segmento de logística têm acordos com dezenas ou mesmo centenas de transportadoras, processadores de pagamentos e outros fornecedores. Esses relacionamentos podem aumentar significativamente o trabalho de entrada manual dos dados necessários para processar e acessar os pedidos e as informações de rastreamento para fornecer aos clientes.
Por exemplo, o pessoal pode precisar acessar o sistema de um fornecedor para capturar números de faturas de remessa, rastrear informações, acessar conhecimentos de embarque ou recuperar faturas. Esses dados, então, precisariam ser reinseridos em seu sistema, bem como no sistema de seu cliente, para manter tudo atualizado.
Depois de implementar a RPA no processo, um robô de software pode acessar automaticamente os sistemas da transportadora, para capturar todas as informações necessárias e inseri-las em seus sistemas, com 100% de precisão e validações adequadas realizadas em cada etapa do caminho. Dessa forma, o fornecimento do rastreamento e das informações necessárias dos pedidos para seus clientes se torna fácil e eficiente.
Muitos grandes fornecedores 3PL de logística (terceirizados) precisam acessar centenas de portais de pagamento de contas de frete para reconciliar as faturas. Com a RPA, é possível automatizar todo o ciclo, do pedido ao pagamento, integrando seus sistemas internos aos portais de seus clientes. Um bot de RPA pode extrair automaticamente os dados de envio e anexar documentos de confirmação de entrega (PODs) digitalizados, faturas e outros documentos. O melhor de tudo é que essas transações são atualizadas nos portais do cliente em segundos, não em horas ou dias. Você não apenas acelerará o faturamento, como também garantirá 100% de precisão e eliminará a necessidade de atualizar manualmente os portais de pagamento B2B.
➜ Planejamento de oferta e demanda
Para as empresas que fazem parceria com empresas de logística para carregamento e remessa, ter a capacidade de prever suas necessidades de estoque é essencial. Mas, para planejar com sucesso o fornecimento e a demanda, é preciso analisar grandes quantidades de dados de várias fontes: internas, de fornecedores ou transportadoras, de clientes e parceiros e do mercado em geral.
Em cada conjunto de dados, existe a possibilidade de erros em seus cálculos. Compilar os dados também requer uma quantidade considerável de tempo e recursos, mas com bots de RPA especificamente programados, os dados podem ser coletados e calculados automaticamente. Com isso, é possível ter um conjunto de dados facilmente coletado, organizado de maneira apropriada e sem erros, que contém exatamente as informações necessárias para uma previsão precisa. Os bots de RPA podem até ser programados para detectar tendências e analisar números históricos para relatórios mais robustos.
➜ Gestão de pedidos de compra
De aprovações a avaliações e revisões de estoque, muitas entradas manuais podem ser utilizadas no gerenciamento de pedidos de compra. Depois que os bots de RPA são implantados, eles podem eliminar tarefas repetitivas e demoradas, como transformar requisições de compra em pedidos de compra e encaminhá-los para aprovação. Os bots de RPA também podem revisar os pedidos de compra, procurando critérios selecionados ou executando funções como comparar o pedido de compra com a fatura relacionada. Eles podem então validar e encaminhar os pedidos de compra que estejam em conformidade com as regras especificadas e sinalizar qualquer item que não esteja em conformidade, para que possam ser revisados manualmente.
➜ Gestão de fretes
O objetivo final do gerenciamento de fretes é mover o frete do ponto de origem até o ponto de destino da maneira mais eficiente e econômica possível. Entregar mercadorias no prazo, nas quantidades corretas e com o menor custo possível são áreas em que a RPA pode ajudar a otimizar a gestão de fretes. As tarefas associadas à otimização do planejamento podem ser automatizadas, assim como o agendamento de compromissos, priorização e consolidação de cargas, otimização de rotas e contabilidade de fretes.
➜ Devoluções e reembolsos
Se sua empresa processa grandes quantidades de devoluções e reembolsos por processos manuais, sabe com que rapidez sua equipe pode ficar sobrecarregada com a quantidade de trabalho envolvida. A RPA pode ajudar a automatizar esses fluxos de trabalho e mitigar a demanda de pessoal. Com a quantidade certa de automação baseada em regras e planejamento estratégico, é possível substituir o trabalho humano em muitos casos, acelerando devoluções e reembolsos e sinalizando as transações que requerem revisão e aprovação humanas.
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