Há poucos anos, o objetivo maior das empresas que decidiram por investir em infraestrutura tecnológica para buscar um redirecionamento estratégico junto ao mercado e seus clientes estava ligado diretamente ao incremento das vendas. O lema era: meta de vender mais para lucrar mais!
Porém, essa fórmula não tem funcionado mais para os negócios. Hoje, a intenção das empresas é ir além. É o que mostra uma pesquisa do Gartner, que reflete uma mudança nas responsabilidades do CIO para as metas de negócios da empresa. No estudo, o aumento do crescimento corporativo foi a prioridade número 1 dos 2.014 CIOs entrevistados, seguido por atrair e reter novos clientes e reduzir os custos corporativos. .
Diante desse cenário, temos um mercado no qual a internet impulsiona negócios, ampliando o nível de experiência do consumidor. A rede mundial de computadores passou a mudar a cultura de consumo. Temos a transformação digital apresentando valores contemporâneos e nos obrigando a buscar novos modelos de negócio.
É por essa razão que temos como objetivo, neste artigo, apresentar maneiras de acelerar o seu negócio e otimizar a gestão de TI. Simplesmente porque a gestão de TI se tornou fundamental para alcançar um reposicionamento de mercado diante da Era Digital. Vamos lá?
Vivemos uma ebulição de coisas novas e muita inovação
A Inteligência Artificial substituindo pessoas em milhares de atividades. Você certamente já ouviu exemplos como esse da transformação digital em que vivemos atualmente. O modelo de gestão precisa ser otimizado visando uma nova arquitetura de negócios e grandes mudanças nos conceitos de tecnologia.
E a nossa primeira dica neste processo de aceleração e otimização é ter plena consciência que toda mudança gera desconforto, principalmente quando ela vem acompanhada de quebra de vários paradigmas culturais, comerciais e ligados à gestão. Quem não associa essa fase de mudança a cases de sucesso como Netflix, Uber, AirBnB, entre outras?
Vamos às demais dicas!
1. Defina um planejamento estratégico visando o crescimento e a presença digital
Sem dúvida a mobilidade e a alta conectividade dos clientes têm influência na definição da estratégia para aumentar os resultados positivos do negócio. A presença digital é obrigatória, não só como uma forma de ter sua empresa encontrada na web, mas como uma importante ferramenta de comunicação e realização de novos negócios.
2. Crie um plano de otimização e execução para sua gestão de TI
Como sabe, a distinção para saber se a TI seria área meio ou área fim não existe mais. A tecnologia da informação se tornou fundamental em todas as áreas produtivas da empresa e por isso é uma prioridade a criação de um plano de otimização para a gestão tecnológica incluindo como será a execução deste projeto de melhoria.
3. Invista em automatização e robotização dos processos de negócio
Não tem como pensar em acelerar o negócio e otimizar a gestão de TI sem investir em automatização e robotização dos processos de negócio. Seus objetivos visam aumentar a eficiência e o controle inteligente. E por consequência natural deste investimento temos a melhoria de produtividade abrangendo funcionários e fornecedores e forte redução de custos.
4. Associar a gestão de TI às melhores práticas do gerenciamento de projetos
A gestão ágil com resultados práticos dinamiza o gerenciamento tecnológico da organização. A famosa agilidade nos permite a dinâmica necessária para os ajustes no decorrer da jornada, reduzindo o retrabalho e perdas financeiras. A boa prática nos leva ao caminho para a assertividade dos projetos.
5. Inclua no processo de aceleração do negócio o uso de ferramentas
É caminho natural em todo esse processo de transformação e melhorias a adoção de ferramentas que possam auxiliar as empresas a alcançarem os seus objetivos. Busque recursos tecnológicos que venham a agregar o espírito de inovação e ganhos de eficiência.
6. Acredite no capital humano
Apesar do incentivo à automação e robotização, o capital humano ainda é o melhor caminho para alcançar seus objetivos. Invista no aperfeiçoamento profissional, na participação e na geração de ideias que ajudem no processo de aceleração e otimização. Sempre valorize o ser humano e toda sua participação do processo.
7. Desenvolva o processo de implementação e a gestão da operação
Todo processo de aceleração do negócio e otimização de TI vem acompanhado de um processo de implementação e gestão das operações. Por isso se torna fundamental incluir essas etapas em sua estratégia.
8. Realize pesquisas qualitativa e quantitativas
Busque os resultados! Indicadores de desempenho e resultados de pesquisas nos apresenta informações estratégicas ao processo de avaliação, onde nos permite saber se a empresa está no caminho certo.
Por fim, a última dica é: invista em um processo contínuo de melhoria. Você vai ver que concluir este processo de aceleração do negócio e otimização da gestão de TI não é o final da jornada, mas sim o recomeço para uma nova busca de melhorias do negócio e da gestão.
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Muito interessante o artigo, coisas assim é que valem a pena
a leitura!